Centro de Imagens

TC com técnica Helicoidal ou Espiral: Trata-se de uma evolução do exame tomográfico em que o tubo de raios-X desenvolve movimento em espiral ao redor do paciente, e a emissão dos raios-X e o movimento da mesa ocorrem ao mesmo tempo. O exame pode ser realizado em um único episódio de apnéia ou quantos forem necessários, dependendo das condições do paciente. Proporcionou importante melhora na qualidade de imagens e no rendimento diagnóstico, uma vez que minimiza a incidência de artefatos produzidos por movimentos e permite a obtenção de imagens em fases precoces após a administração do meio de contraste endovenoso.
Essas imagens podem ser reconstruídas em diferentes planos ou em uma única imagem tridimensional. O princípio da TC helicoidal ou espiral baseia-se na detecção simultânea ao movimento da mesa, obtendo-se portanto uma aquisição volumétrica dos dados. Levando em consideração que a aquisição é obtida em curto intervalo de tempo (15 a 30 segundos), artefatos produzidos pela movimentação da musculatura respiratória, peristalse intestinal e pulsação vascular são minimizados. Como a aquisição na TC helicoidal é de natureza volumétrica, imagens adicionais (transversais, axiais, coronais, planos oblíquos) podem ser retrospectivamente obtidas por reconstrução, não havendo necessidade de nova exposição do paciente à radiação.
Com a TC helicoidal, um exame de tórax pode ser feito em um único episódio de apnéia (dependendo das condições do paciente). Isso permite melhora sensível na qualidade das imagens reconstruídas e elimina a descontinuidade provocada pelos movimentos de respiração. A partir das imagens axiais obtidas podem ser realizadas reconstruções tridimensionais do tipo SSD (Shaded Surface Display) ou MIP (Maximum Intensity Projections). As reconstruções do tipo MIP preservam as informações dos coeficientes de atenuação dos cortes originais, o que não ocorre na reconstrução do tipo SSD. Adicionalmente a TC helicoidal permite durante a reconstrução a determinação de intervalos e espessuras de corte distintos dos da aquisição, permitindo sobreposição dos cortes originais, o que aumenta a sensibilidade para a detecção de lesões de pequenas dimensões

 

 

Ornamento