Os cervos nobres pertencem a Ordem Artiodactyla ( que significa “animais que possuem dois dedos”). Se distribuem naturalmente pela Ásia, Europa e América do Norte.
Adultos pesam até 340kg e chegam a medir 2,65m de comprimento mais a cauda de aproximadamente 30cm. Sua coloração varia de acordo com a estação do ano, idade e sexo. Os filhotes apresentam manchas brancas que vão desaparecendo a medida que o animal vai crescendo. Os adultos apresentam coloração amarronzada com a parte superior mais clara.
Ocupam grande variedade de habitats, como florestas, campos e montanhas. Apresentam hábitos diurnos e são sociáveis. Fora da época reprodutiva os grupos são formados por até 07 indivíduos, onde o macho dominante é sempre o mais velho e o mais forte. A disputa da hierarquia com o macho dominante, ocorre entre 7 e 10 anos de idade, com lutas freqüentes, marcação de território e vocalização.
Somente machos possuem chifres, que caem todos os anos, reaparecendo na primavera, a partir do segundo ano de vida. Todos os anos os chifres nascem mais ramificados, até o animal atingir a maturidade sexual, quando então se estabilizam.
O período de gestação é de aproximadamente 230 dias, com o nascimento de apenas um filhote, que pesa ao nascer aproximadamente 18kg. Assim que nascem, ficam em pé para mamar e acompanhar o grupo. Mamam até os 07 meses, quando começam a se alimentar com a mesma alimentação dos adultos.
O Zoológico de São Paulo, possui um grupo com vários machos e fêmeas e vários filhotes, que nascem na primavera. Quem visitar o Zôo Paulista irá encontrar um filhote de 30 dias, sempre ao lado da mãe.
Mara Cristina Marques
Bióloga do Setor de Mamíferos