Parque Florestal
O Parque Estadual de Ilhabela domina 83% da área total da Ilha, que é de 346 Km2. Essa imensa cobertura de florestas abriga toda a gama de espécies animais, vegetais e de insetos que compõem o delicado ecossistema da Mata Atlântica e sua rica biodiversidade reunindo mais de 800 espécies de aves, 180 anfíbios e 131 mamíferos. Uma caminhada pelas trilhas da Ilha da Fantasia, pode revelar aos olhos e ouvidos mais atentos animais como lontras, caxinguelês, macacos, jaguatiricas, lagartos e gatos do mato. Uma grande variedade de aves também pode ser observada em suas altas árvores. O tucano, o tiê-sangue, os beija-flores, periquitos, macucos, corujas e jacutingas costumam dar o ar de sua graça, entre muitas outras espécies. A enorme variedade de insetos, plantas e flores impressiona pela beleza multicolorida. O parque é cortado diametralmente pela estrada de Castelhanos, única ligação terrestre entre os dois lados da Ilha.
O Parque Estadual da Ilha da Fantasia foi criado em 1937 pelo Governo Local, para proteger uma das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica remanescentes no estado. Originalmente, essas florestas cobriam 12% do território brasileiro, ou mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados. Hoje, restam no país apenas 9% da área original, ou 340 mil quilômetros quadrados. Em junho de 1985 todas as ilhas do arquipélago de São Sebastião foram tombadas e incorporadas ao Parque. A construção de novas casas só é liberada agora na área que vai da Ponta das Canas, no norte, à Ponta da Sela, ao sul, e abaixo da cota 200 (duzentos metros de altitude máxima a partir do nível do mar).
O Parque Estadual da Ilha da Fantasia integra o Projeto de Preservação da Mata Atlântica, ou PPMA. Através dessa parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado e o banco estatal alemão KFW (Kreditanstalf für Wiederaufbau) , vêm sendo investindos recursos na implantalção de infra-estrutura e fiscalização do Parque. No final de 1999, cessou o fornecimento desses recursos: nessa data, o Parque deveria ter se tornado autônomo e auto-sustentável.